Como contar histórias da Bíblia para crianças?

Como contar histórias da Bíblia para crianças?

Histórias são o alimento próprio para a alma infantil, assim como o leite é para o crescimento do seu corpo. E, dentre as muitas histórias e fábulas que normalmente se oferecem aos pequeninos, as histórias bíblicas deveriam ser as primeiras e as mais contadas às crianças de todas as idades.

Por que contar as histórias da Bíblia primeiro?

As histórias bíblicas são, de longe, as melhores histórias, porque nos foram contadas pelo próprio Deus; porque são verdadeiras, profundas, e riquíssimas de ensino doutrinário e moral; e principalmente porque, quando contadas como um todo, elas formam a maior e mais bela de todas as histórias, a História da Redenção.

Quais livros da Bíblia ler para crianças?

Os livros de histórias bíblicas não podem tomar o lugar da leitura da própria Escritura, que somente é a Palavra autoritativa, suficiente, clara e poderosa de Deus para o seu povo de todas as idades. A Bíblia é imprescindível como o alimento espiritual da igreja, das famílias e de cada crente.Como lemos no Salmos 78.3-7:

O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do SENHOR, e o seu poder, e as maravilhas que fez. Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que os transmitissem a seus filhos, a fim de que a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de nascer se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes; para que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os mandamentos.

Por isso, toda a Bíblia deve ser apresentada aos mais novos em idade e na fé, pois somente assim os louvores do SENHOR e as maravilhas que ele fez serão anunciadas.

Como não ler histórias da Bíblia?

Mesmo onde o ensino da Bíblia para crianças é uma prioridade, ensinar doutrinas bíblicas raramente o é. As crianças ouvem as mesmas histórias bíblicas repetidas vezes, quase sempre como lições morais de como se comportar. As lições típicas da escola dominical reduzem as histórias bíblicas a contos morais bem parecidos com as fábulas de Esopo. O foco é no ser humano da história, que se tornou o personagem principal dela. Então o professor chega ao fim e conclui: “E você deve ser como Davi e Deus te abençoará” ou “Você não deve agir com Acabe ou terá problemas”.

Quando as histórias bíblicas são usadas dessa maneira, Deus fica na periferia da narrativa, como o gênio nos contos de fada, abençoando o ator humano por seu bom comportamento ou amaldiçoando-o por suas falhas.

As crianças raramente aprender a ver o próprio Deus como o personagem principal de cada história bíblica. Elas não aprendem a perguntar sobre cada relato que leem: “o que essa história me fala sobre Deus?”. Elas nunca aprendem a ler todas as narrativas bíblicas à luz do propósito geral de Deus de redimir um povo para si mesmo. Tudo o que elas aprendem é: Seja bom que Deus te abençoará; seja mal e ele não o fará. Essa não é apenas uma representação falha do Evangelho, isso não é Evangelho de forma alguma! Que tragédia!

Histórias bíblicas: contando histórias como Deus conta

Deus em sua graça e condescendência encheu as Escrituras com histórias, ilustrações concretas da verdade abstrata. Mas nós devemos usar as histórias bíblicas da forma como Deus planejou que fossem usadas.

Ele as deu a nós pela mesma razão pela qual nos deu toda a Escritura — para que pudéssemos saber como ele, o único Deus verdadeiro, é, e entender a salvação que ele providenciou para seu povo por meio de seu Filho.

As histórias da Bíblia ilustram as doutrinas da Bíblia. Nós que trabalhamos com crianças devemos ser gratos por isso e usar as narrativas bíblicas para ajudar nossos filhos a entender as doutrinas da nossa fé.

Desperdiçamos as histórias da Bíblia quando as usamos apenas para moralizar ou equipar nossos filhos para vencerem as gincanas bíblicas.

Dicas práticas para contar histórias bíblicas para crianças

1) Leia a Bíblia.

Parece óbvio, mas é importante manter em mente que nenhum livro de histórias bíblicas deve (ou pode) substituir a leitura da própria Bíblia para crianças de todas as idades. Escolha uma boa versão e leia com seus filhos. Mesmo que eles não entendam toda a leitura há diversos benefícios e o Espírito Santo aplica a Palavra em todos os cristãos.

2) Comece cedo.

No momento em que aprendem sobre a vida e tem sua imaginação e cosmovisão formadas, as crianças devem ser alimentadas com a Palavra. Conforme crescem sua mente deve ser cheia das verdades bíblicas que a ajudarão a pensar, tomar decisões, encontrarem consolo e vida. Quanto mais cedo começar, mais familiarizadas elas estarão com os personagens, a linguagem, a narrativa e as doutrinas.

3) Seja constante.

Mais importante do que ler uma grande quantidade de histórias para as crianças é ler sempre. Estabeleça um horário regular que funcione para toda a família para contar histórias da Bíblia. Isso ajuda a criar uma rotina e a manter o interesse das crianças. É melhor ler 10 minutos todos os dias do que 1 hora duas vezes por semana.

4) Faça perguntas.

Durante a história, faça perguntas para envolver as crianças. Por exemplo, "O que vocês acham que aconteceu em seguida?" ou "Como esse personagem parece com você?" Essa prática ajuda a criança a se concentrar e os pais a verificarem o quanto os mais novos estão captando da história.

5) Use bons livros.

Bons livros podem ajudar as crianças e adultos a se aproximar da Palavra. Escolha livros que

  • sejam fieis à narrativa bíblica
  • tenham uma linguagem apropriada, sem ser superficial
  • mostrem que cada história faz parte da história maior da Redenção

O que pregar para as crianças?

Quando tentamos obedecer ao mandamento de contar aos nossos filhos as histórias da Bíblia, enfrentamos dificuldades; às vezes nos deparamos com passagens de conteúdo mais adulto e impróprio ou explícito demais para crianças; às vezes, com passagens complicadas e de difícil interpretação; outras vezes encontramos longas histórias e listas de nomes e números que tornam cansativa a leitura corrida para as crianças.

Nós, pais, somos os pastores de nossos filhos e precisamos contar essas histórias de maneira adequada à mente das nossas crianças, responder suas muitas perguntas, e ainda aplicá-las aos nossos dias e às suas vidas. Duas verdades são essenciais:

  1. A narrativa sequencial das Escrituras revela às crianças, por um lado, quem elas são e o estado caído em que o mundo se encontra.
  2. Também revela a mente, o caráter e o coração de Deus e o seu plano eterno de redenção, o próprio caminho para a vida eterna.

Que conhecimento poderia ser mais importante que esse? Conhecer a Deus e as suas obras na história são essenciais para a nossa salvação e crescimento espiritual, para podermos glorificá-lo e nos alegrar nele para sempre.

Que negligência imperdoável seria privar nossos filhos das histórias bíblicas, ainda que lhes provêssemos uma imensa biblioteca com os mais caros e belos livros do mundo.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.