Não leia as histórias da Bíblia - Editora Shemá

Não leia as histórias da Bíblia

Mesmo onde o ensino da Bíblia para crianças é uma prioridade, ensinar doutrinas bíblicas raramente o é. As crianças ouvem as mesmas histórias bíblicas repetidas vezes, quase sempre como lições morais de como se comportar. As lições típicas da escola dominical reduzem as histórias bíblicas a contos morais bem parecidos com as fábulas de Esopo. O foco é no ser humano da história, que se tornou o personagem principal dela. Então o professor chega ao fim e conclui: “E você deve ser como Davi e Deus te abençoará” ou “Você não deve agir com Acabe ou terá problemas”.


Quando as histórias bíblicas são usadas dessa maneira, Deus fica na periferia da narrativa, como o gênio nos contos de fada, abençoando o ator humano por seu bom comportamento ou amaldiçoando-o por suas falhas. As crianças raramente aprendem a ver o próprio Deus como o personagem principal de cada história bíblica. Elas não aprendem a perguntar sobre cada relato que leem: “o que essa história me fala sobre Deus?”. Elas nunca aprendem a ler todas as narrativas bíblicas à luz do propósito geral de Deus de redimir um povo para si mesmo. Tudo o que elas aprendem é: Seja bom que Deus te abençoará; seja mal e ele não o fará. Essa não é apenas uma representação falha do Evangelho, isso não é Evangelho de forma alguma! Que tragédia! Deus em sua graça e condescendência encheu as Escrituras com histórias, ilustrações concretas da verdade abstrata. Mas nós devemos usar as histórias bíblicas da forma como Deus planejou que fossem usadas. Ele as deu a nós pela mesma razão pela qual nos deu toda a Escritura — para que pudéssemos saber como ele, o único Deus verdadeiro, é, e entender a salvação que ele providenciou para seu povo por meio de seu Filho. As histórias da Bíblia ilustram as doutrinas da Bíblia. Nós que trabalhamos com crianças devemos ser gratos por isso e usar as narrativas bíblicas para ajudar nossos filhos a entender as doutrinas da nossa fé. Nós desperdiçamos as histórias da Bíblia quando as usamos apenas para moralizar ou equipar nossos filhos para vencerem as gincanas bíblicas.

As histórias da Bíblia ilustram as doutrinas da Bíblia.

A igreja está equipando suas crianças para serem a coluna e baluarte na próxima geração? Há alguma razão pela qual as pessoas deveriam esperar para irem a um colégio teológico ou seminário para aprenderem uma definição tão simples, tão básica para nossa fé?

Hoje, muitas vezes nos contentamos com a palavra “Deus” e com os sentimentos calorosos a respeito dele. Em uma sociedade repleta de ideias errôneas acerca de Deus, nós falhamos em dar uma definição a uma palavra quando a usamos. Ansiosos por incluir e pensar o melhor de todos, nos alegramos quando ouvimos aquelas palavras religiosas, assumindo que a pessoa que fala é uma de nós. Quando juntamos essa falta de distinção com nossa simpatia natural para com as crianças, somos ainda mais rápidos para assumir que as crianças são cristãs quando, na realidade, elas não têm nenhuma ideia do que é ser cristão.

STARR MEADE, na introdução do livro Treinando Corações Ensinando Mentes

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.