Os pais também são filhos

Os pais também são filhos

O que significa paternidade?

No seu ministério terreno, Jesus usou “Pai” mais do que qualquer outro nome para Deus (1). E Deus tem sido pai desde antes de os fundamentos do mundo terem sido lançados — no mistério da Trindade, ele sempre foi Pai para o Filho. No entanto, muitas vezes esquecemos o que é ser pai, o que significa paternidade.

Alguns presumiram que, ao empregar esse termo, Jesus está nos ajudando a compreender Deus, algo que não conhecemos, ao compará-lo com algo que conhecemos, a saber, a paternidade humana. Deus não é um pai literal, é claro; em vez disso, ele tem certas semelhanças remotas com os pais. Mas, na verdade, as associações são invertidas: Deus é o pai literal. Os pais terrenos têm certas semelhanças remotas com ele. A essência da paternidade se encontra em Deus, não nos seres humanos. E a consciência da vocação vai mais longe: Deus exerce a sua paternidade, em parte, através da paternidade humana.

Nosso Pai Celestial

As Escrituras deixam claro que toda paternidade terrena tem origem em nosso Pai celestial, mas também revelam mais do que isso. Quando Jesus se referiu ao seu Pai durante o seu ministério terrestre, “pai” expressou a sua relação particular entre pais e filhos, que depois estende a nós. A palavra também capta um aspecto importante de quem Deus é. Nosso Deus não é um criador distante ou alguém que ocasionalmente se envolve na história; ele é um pai.

Assim como Efésios 5 descreve a ligação de Cristo com o casamento, Efésios 3.14-19 descreve nosso Senhor trabalhando como um pai:

Por essa razão, dobro meus joelhos perante o Pai, de quem toda família nos céus e na terra recebe o nome, para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais interiormente fortalecidos com poder pelo seu Espírito. E que Cristo habite pela fé em vosso coração, a fim de que, arraigados e fundamentados em amor, vos seja possível compreender, juntamente com todos os santos, a largura, o comprimento, a altura e a profundidade desse amor, e assim conhecer esse amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais preenchidos até a plenitude de Deus. (Efésios 3:14–19)

Deste Pai “toda família no céu e na terra recebe o nome”. A palavra para “pai” no original grego é pater; a palavra neste versículo traduzida aqui como “família” é patria. As duas palavras estão intimamente relacionadas. O estudioso grego Marvin Vincent explica que “família”, no nosso sentido, seria expressa em grego como oikos, isto é, “casa”. (Compare a vocação da Reforma da “família”.) Mas patria significa um conjunto de famílias individuais, todas com um pai comum. “Observe o jogo de palavras”, comenta Vincent, “que dificilmente pode ser reproduzido em inglês, pater, patria”. O versículo está dizendo que de Deus Pai todas as linhagens de pais são nomeadas.(2)

O que nosso Senhor faz como nosso Pai, de acordo com este texto? Ele concede de acordo com suas riquezas, fortalece com poder, alcança até mesmo nosso ser interior e deseja nossa salvação eterna por meio de Cristo. Esta não é uma lista de verificação, nem para ele nem para os pais humanos, mas expressa a essência do serviço amoroso aos filhos. Quando nosso Senhor se descreve como pai, ele faz mais do que recompensar, repreender ou disciplinar. Ele ainda faz mais do que ensinar. Aquele que instituiu a família em primeiro lugar, agora atrai-nos para a sua própria família, onde se revela a nós no amor e na generosidade.

Na parábola do pai amoroso e dos seus dois filhos — também conhecido como o filho pródigo — Jesus fala sobre um pai que tem todo o direito de ficar desapontado com o seu filho mais novo (Lucas 15:11-32). Seu filho quer deixar o pai e gastar todo o seu dinheiro e tempo em uma vida imprudente. Esse filho valorizava o dinheiro e uma vida prazerosa em vez de ter um pai. Enquanto o filho mais novo ainda estava longe, seu pai o viu. Ao reconhecê-lo apesar das roupas sujas e da pobreza extrema, ele foi movido pela compaixão. Sem pensar mais, ele correu, abraçou-o e beijou-o. O pai restaurou o pródigo ao seu antigo status e prestígio como filho. Nesta parábola, Deus conecta claramente a paternidade com seu amor e perdão abundantes e imerecidos.

Quando esse mesmo pai soube que o filho mais velho não estava alegre, procurou-o e encontrou-o. Ele implorou a ele. Ele falou gentilmente com ele. Ele não negou nada: “Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu” (Lucas 15:31). Este pai amou seus dois filhos, apesar da dor, do desrespeito e do descontentamento, uma imagem de nosso Pai celestial com sua generosidade, paciência, misericórdia e ternura. Nosso Pai celestial é constante. Ele não nos abandona. Ele não nos ataca quando estamos com raiva ou já derrotados. Ele restaura o que está perdido. Esta parábola é muito franca sobre como nosso Pai celestial nos vê e responde a nós como nosso pai.

Deus não é apenas o nosso Criador — novamente, o que fazemos é diferente de nós mesmos — mas “quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para redimir aqueles que estavam sob a lei”. , para que possamos receber adotar como filhos” (Gálatas 4:4-5). Deus se torna nosso pai e nos incorpora plenamente à sua família: “Vede que tipo de amor o Pai nos deu, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e assim somos. A razão pela qual o mundo não nos conhece é porque não o conheceu. Amados, agora somos filhos de Deus e ainda não apareceu o que seremos; mas sabemos que quando ele aparecer seremos como ele, porque o veremos como ele é. E todo aquele que assim espera nele purifica-se, assim como ele é puro” (1 João 3:1–3). O facto de Deus ser nosso pai significa que, como seus filhos, temos um estatuto especial. As famílias — patria — são uma só carne com o pai. Isto será manifestado plenamente na eternidade. “Seremos como ele.”


Notas:
1 Nancy Leigh DeMoss, ed., Feminilidade Bíblica no Lar (Wheaton, IL: Crossway, 2002), 49.

2 Marvin R. Vincent, “Efésios 3:15”, Estudos de Palavras de Vincent no Novo Testamento (Peabody, MA: Hendrickson, 1985).

AUTORES:

Mary Jackquelyn Moerbe (MA, Concordia Theological Seminary) is a writer and homeschooling mom. She has written several books and she blogs regularly at MaryJMoerbe.com. Mary and her husband, Ned, live in Oklahoma with their six children.

Gene Edward Veith (PhD, University of Kansas) is provost and professor of literature emeritus at Patrick Henry College. He previously worked as the culture editor of World magazine. Veith and his wife, Jackquelyn, have three grown children and seven grandchildren.

Original: https://www.crossway.org/articles/fathers-are-children-too/
Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.