Devocional para família: indicações por faixa etária

Devocional para família: indicações por faixa etária

A importância da instrução doutrinária

A instrução doutrinária, em geral, para qualquer um, mas especialmente para crianças, tem se tornado impopular. Em uma tentativa de se atrair os descrentes, a igreja tem se ocupado em providenciar coisas que o mundo acha atrativas. Ao fazer isso, ela tem perdido de vista o seu real propósito de ser “coluna e baluarte da verdade”.

Mesmo onde o ensino da Bíblia para crianças é uma prioridade, ensinar doutrinas bíblicas raramente o é. As crianças ouvem as mesmas histórias bíblicas repetidas vezes, quase sempre como lições morais de como se comportar. As lições típicas da escola dominical reduzem as histórias bíblicas a contos morais bem parecidos com as fábulas de Esopo. O foco é no ser humano da história, que se tornou o personagem principal dela. Então o professor chega ao fim e conclui: “E você deve ser como Davi e Deus te abençoará” ou “Você não deve agir com Acabe ou terá problemas”.

Mantendo o foco em Deus

Quando as histórias bíblicas são usadas dessa maneira, Deus fica na periferia da narrativa, como o gênio nos contos de fada, abençoando o ator humano por seu bom comportamento ou amaldiçoando-o por suas falhas. As crianças raramente aprendem a ver o próprio Deus como o personagem principal de cada história bíblica. Elas não aprendem a perguntar sobre cada relato que leem: “o que essa história me fala sobre Deus?”. Elas nunca aprendem a ler todas as narrativas bíblicas à luz do propósito geral de Deus de redimir um povo para si. Tudo o que elas aprendem é: Seja bom que Deus te abençoará; seja mal e ele não o fará. Essa não é apenas uma representação falha do Evangelho, isso não é Evangelho de forma alguma! Que tragédia!

Deus em sua graça e condescendência encheu as Escrituras com histórias, ilustrações concretas da verdade abstrata. Mas devemos usar as histórias bíblicas da forma como Deus planejou que fossem usadas. Ele as deu a nós pela mesma razão pela qual nos deu toda a Escritura — para que pudéssemos saber como ele, o único Deus verdadeiro, é, e entender a salvação que ele providenciou para seu povo por meio de seu Filho. As histórias da Bíblia ilustram as doutrinas da Bíblia. Nós que trabalhamos com crianças devemos ser gratos por isso e usar as narrativas bíblicas para ajudar nossos filhos a entender as doutrinas da nossa fé. Desperdiçamos as histórias da Bíblia quando as usamos apenas para moralizar ou equipar nossos filhos para vencerem as gincanas bíblicas.

Fortalecendo a fé e o conhecimento espiritual nas famílias

Estamos equipando suas crianças para serem a coluna e baluarte na próxima geração?

Não podemos esperar que a instrução semanal seja o suficiente. Nossas famílias precisam ouvir e aprender de Cristo e sua obra todos os dias! Precisamos do alimento espiritual da mesma forma (ou até mais) que temos necessidade de alimentar o corpo: constante e saudável.

Com isso em mente separamos algumas boas fontes de alimento espiritual bíblico aplicado à vida cotidiana!

Leitura devocional em família:

Treinando Corações Ensinando Mentes

No livro Treinando Corações Ensinando Mentes a autora, Starr Meade, traz meditações diárias (de segunda a sábado) em cada uma das 107 perguntas do Breve Catecismo de Westminster.

Cada devocional explora um aspecto da doutrina abordada pela pergunta, trazendo aplicação para vida prática e leituras bíblicas selecionadas.

BAIXE UMA AMOSTRA GRÁTIS AQUI

Devocional para crianças pequenas (0-6 anos)

ABC de Deus para a vida

Usando o alfabeto como um guia, esse livro fornece 26 meditações devocionais voltadas para crianças, baseadas em versículos bíblicos que elas podem facilmente memorizar. O Alfabeto de Deus para a Vida enfatiza que, assim como os adultos, as crianças precisam nascer de novo, ir ao Senhor Jesus Cristo pela fé e pelo arrependimento, e viver vidas de gratidão a Deus por Sua grande salvação.

DISPONÍVEL AQUI

A é de Adão

Esse livro procura colocar diante das crianças tanto os fundamentos da linguagem como também da Palavra, do Evangelho e de Cristo, com poesias que ficarão gravadas para sempre em suas memórias e, com a graça de Deus, em seus corações. Embora voltado para a alfabetização, ele pode ser utilizado como devocional para crianças pequenas que serão muito beneficiadas ao decorar os poemas.

DISPONÍVEL AQUI

Crianças e adolescentes:

Histórias Bíblicas para Crianças

Histórias Bíblicas para Crianças é uma coletânea de histórias bíblicas, contadas por uma mãe a seus filhos.

Após desistir de buscar um livro com histórias bíblicas que fosse fiel às Escrituras e transmitisse as emoções dos acontecimentos para seus filhos, Catherine Vos decidiu ela mesma, como um projeto para a vida toda, produzir tal material.

Não pense que apenas as crianças possam se beneficiar desse material. Com uma narrativa bíblica, viva e séria, a autora chama cristãos de todas as idades a conhecerem a melhor e maior história de todas!

COMBO COM TRÊS VOLUMES COM DESCONTO AQUI

Coleção Edificando sobre a Rocha

Histórias devocionais diárias para crianças. Cada história contém leitura recomendada das escrituras, pontos de oração e perguntas para reflexão e aplicação. Cada um dos livros da coleção concentra-se em um tema, mas não conta apenas uma história. Alguns temas são: crianças de fé, livramentos dramáticos, histórias missionárias, entre outros.

COLEÇÃO DISPONÍVEL AQUI

O livro da Queda para Crianças

O livro da queda do homem para crianças é uma explicação clara sobre a origem do pecado no mundo. Gallaudet guia as crianças pelo jardim do Éden, ajudando-as a ver como os nossos primeiros pais caíram em rebelião contra o seu grande e gracioso Criador. Este livro conclui com um apelo apaixonado aos leitores para se dirigirem a Cristo, o único que pode salvá-las dos seus pecados. Esse livro é ideal para ser usado com crianças de 6-12 anos, mas jovens, e mesmo adultos irão se beneficiar grandemente com a sua leitura.

DISPONÍVEL AQUI

Jovens e adultos:

No senhor me refugio: 150 devocionais diários nos Salmos

Essa obra traz meditações em cada um dos slamos. Cada leitura é breve o suficiente para ser lida em pouco minutos, o que pode ser útil para pais de crianças pequenas e famílias com a rotina cheia. As leituras encorajam os leitores a pausar e a refletir sobre a riqueza de cada texto e a comunicar-se com Deus todos os dias.

Coleção Devocionais Para o Coração

Os devocionais para o coração levam o leitor em uma jornada de reflexão e transformação pela Palavra de Deus. Cada devocional é direcionado para um tipo de coração: Ansioso, Inseguro, Ferido e Irritado. Durante 50 dias você é conduzido pela Palavra para se aproximar de Deus, o único que pode transformar os corações.

COLEÇÃO DISPONÍVEL AQUI

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.